Prefeito Hélio Participa da 3º Marcha Gaúcha dos Prefeitos

Marcha Gaúcha dos Prefeitos

Publicada em Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2013.

Na última quinta-feira (31) o Prefeito Municipal de Alto Alegre Hélio Dalberto esteve participando da 3ª Marcha Gaúcha dos Prefeitos promovida pela Famurs em defesa do municipalismo, tendo como base a Política do Cidadão e o Conceito da Administração Eficiente e Concreta.

Após as colocações dos prefeitos montou-se uma pauta municipalista que foi entregue pessoalmente ao Governador do Estado Tarso Genro.

A pauta foi apresentada pelo presidente da Famurs Valdir Andres e reforçada pelo Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski nas dependências do Palácio do Governo acompanhados pelos 476 municipios representados pelos seus prefeitos e Vice-Prefeitos. Na pauta apresentada solicitou-se o acréscimo de R$100 milhões no repasse do Estado aos Municípios para o transporte escolar, a Conclusão das obras de acesso asfáltico e recuperação da malha rodoviária estadual, o auxílio emergencial de R$200 milhões aos municípios, o pagamento integral dos valores atrasados da Consulta Popular e ampliação em 100% do orçamento para 2014, a constituição de força-tarefa para agilizar concessão de licenças ambientais, a aplicação de 12% do orçamento do Estado em saúde, o Passe Livre para o transporte de alunos de baixa renda de todos os municípios, sem distinção, o pagamento imediato dos recursos da Assistência Social e ampliação dos valores para os próximos orçamentos, o assento fixo da Famurs no Conselho Estadual de Cultura, representando os municípios, a criação de um programa de implementação do sistema trifásico no meio rural e o apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e antecipação da 2ª parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) para dezembro.

A pauta com esses itens foi entregue ao governador que deverá dar uma resposta a respeito nos próximos dias.

Já no dia primeiro de novembro aconteceu na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirtsky em Porto Alegre o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do RS, o evento foi uma iniciativa do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, em parceira com a Famurs e Associação Gaúcha dos Municipios (AGM). O objetivo foi de fortalecer o diálogo entre Governo Federal e Municípios do RS, tirando dúvidas sobre processos em andamento, convênios e contratos, programas federais, editais, programas e projetos federais de politicas públicas. O Prefeito Hélio Dalberto visitou os ministérios onde a Administração possui projetos em andamento, acerca de saber do andamento e liberação e recursos.