Delegada Municipal Participa da IX Conferência Nacional da Assistência Social

Publicada em Segunda-Feira, 30 de Dezembro de 2013.

Nos dias 16 a 19 de dezembro, a Delegada eleita na Conferência Municipal e Estadual que aconteceu em Outubro na cidade de Santa Maria, representando a sociedade civil organizada, Raquel Bertol Terhorst, esteve participando da IX Conferência Nacional de Assistência Social, no qual reuniu aproximadamente 2 mil e 800 pessoas em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, que este ano tinha como tema central: "A gestão e o financiamento na efetivação do sistema único de assistência social (SUAS)."

A Conferência de Assistência Social é um espaço de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social e governamental, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas, das diferentes representatividades: usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

O resultado da IX Conferência Nacional foi satisfatório, pois deliberações importantes para efetivação da Assistência Social, principalmente quanto à garantia de recursos, foram aprovadas, o que trás esperanças de melhores condições para gestores e trabalhadores do SUAS continuarem a melhorar a vida daqueles que da Assistência Social precisar.

Presidenta Dilma Rousseff esteve na abertura do evento Votação Eletrônica das Propostas