Publicada em Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025.
Quando falamos em cultura, muitos ainda não entendem o que é. Mas cultura é a originalidade, é a informação, é a história propriamente dita de um povo. É um conjunto de conhecimentos, crenças, valores, ideias, costumes e práticas que caracterizam um grupo social. Então, podemos ter a ousadia de dizer, que a cultura é impressão digital de um povo, pois é um modo de viver que se transmite de geração em geração.
E por meio do Mundo em Dança: Festival Internacional de Folclore de Espumoso essa impressão digital é exposta por meio da dança. Interagir, conectar, mostrar o que é vivenciado em outros países, como na Itália, na Costa Rica, no Paraguai, na Argentina, no Chile. É conhecer um pouco do que é vivo e esperenciado nesses países por meio de seus habitantes.
A amostra cultural de um povo é mesmo encantadora e no dia 09 de abril a partir das 19h30, no Salão Paroquial em Alto Alegre as pessoas da comunidade puderam assistir as apresentações de danças e musicais da Itália, Costa Rica, Paraguai, Argentina, Chile, países esse que estiveram na cidade e conhecer um pouco desses lugares e pessoas que lá moram.
Estiveram presente no evento o Prefeito Silmar Demaman, o Vice-Prefeito Deividy Dendena, a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo Sandra Provensi, a Diretora de Cultura Elzi Carolina Morgan Pagnussatt e demais integrantes da Administração Municipal, bem como, a comunidade escolar e famílias de Alto Alegre e região. Se fizeram presentes também a comitiva dos países acima relacionados, o Rogério Dambros que é presidente do GruPesquisa e AnDanças Sepé Tiaraju e Presidente do Festival de Folclore Mundo em Dança e o Roberto Iopp que é um dos apoiadores do Projeto.
Para o Prefeito Silmar a noite de apresentações fez a diferença na vida dos que participaram. "O incentivo à cultura é algo de grande importância em uma administração, pois fomenta o conhecimento que produz resultados no presente e no futuro. As apresentações dos 5 países que aqui estiveram trouxe diversidade, alegria, interação e conexão para as diferentes pessoas e faixas etárias que estavam presentes e tudo isso foi muito positivo para a nossa cidade e comunidade, pois com certeza será um passo a mais no sentido da alavancar o turismo, a educação e cultura em Alto Alegre", declara.
Rogério Dambros evidencia que a importância desse Projeto e o foco principal é levar a cultura de forma democrática e gratuita a todas as pessoas. "Esse projeto que tem proposito importante, como já salientado, só consegue ir adiante com o apoio que temos, sendo eles afetivos, ou seja, das pessoas que nos apoiam por amor a cultura e esse movimento e o financeiro. São pessoas, Administrações Públicas e empresas que veem a importância da cultura para se fazer algo novo e diferente na nossa vida e na vida das próximas gerações. O impacto do Mundo em Dança ele é positivo não somente nas vias culturais, mas também no pessoal e na área econômica porque fomenta o Turismo Regional", pontua.
A Secretária Sandra destaca que através do folclore, os alunos têm a oportunidade de explorar suas próprias identidades culturais. "Conhecer suas tradições e histórias fortalece o senso de pertencimento e auto-estima, elementos essenciais para o desenvolvimento emocional saudável. O festival Internacional do Folclore nos apresenta danças e músicas de diferentes partes do mundo. Isso não apenas enriquece nosso conhecimento cultural, mas também promove o respeito pela diversidade. Aprender sobre outras culturas ajuda nossos jovens a se tornarem cidadãos globais mais conscientes e respeitosos. Como educadores, temos a responsabilidade de promover a formação integral dos nossos alunos. Isso inclui incentivá-los a se envolver com suas culturas locais e globais", enfatiza.
Já Elzi salienta que o Mundo em Dança é uma integração sadia entre países. "Sendo que muitos municípios como no nosso caso e especialmente este ano que comemoramos os 150 anos da imigração italiana, esse tipo de movimento cultural nos remete aos nossos antepassados italianos, pois temos muito orgulho de nossas raízes e cultura. Mas o que fica também é os parabéns a todos os grupos que abrilhantaram nossa noite, e o agradecimento aos idealizadores do Mundo em Dança pela iniciativa e dedicação e como se diz povo culto é povo feliz", finaliza.