Alto Alegre engajado na campanha Estadual contra o Câncer Bucal

Publicada em Quinta-Feira, 22 de Maio de 2014.

Com o objetivo de informar, prevenir e diagnosticar de forma precoce o Câncer de Boca, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Equipe de Saúde Bucal do município, comunica que durante todo o mês de Maio, estará realizando em sua Unidade de Saúde exames preventivos e de diagnostico dessa doença.

O câncer de boca ocupa o sétimo lugar no País em número de casos de cânceres diagnosticados. No Rio Grande do Sul, ele alcança a quinta posição entre os tipos de câncer de maior incidência, ficando a frente por exemplo de cânceres como esôfago, laringe e até mesmo leucemias.

A incidência deste tem como principais fatores de risco o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição solar (câncer labial). O fumo é um dos principais fatores de risco para o surgimento de algum tipo de câncer bucal. O câncer bucal também pode surgir a partir de ferimentos causados pelo uso de próteses dentárias malfeitas e pouco adaptadas.

A realização do autoexame, examinar, olhar, palpar, para a detecção de alguma anomalia na região bucal é de extrema importância para observar se há alguma mudança na cor da pele e mucosa bucal, se existem manchas que não desaparecem, feridas que não cicatrizam, aftas prolongadas ou inchaços, caroços ou ínguas no pescoço, o médico ou um cirurgião-dentista deve ser procurado.

VENHA FAZER O EXAME, PREVINA-SE.