Reflexões marcam Dia do Meio Ambiente em Alto Alegre

Distribuição de Mudas Árvores Nativas

Publicada em Quinta-Feira, 06 de Junho de 2013.

Na tarde de quarta-feira, dia 05, Dia Mundial do Meio-Ambiente, contando com a organização da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente e Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal, com a parceria da COTRIEL e SICREDI, e com a participação de autoridades locais, Escolas Municipais, Estadual e público em geral foi realizado ciclo de palestras com intuito de informar e conscientizar quanto aproveitamento de água e também quanto a saneamento básico, também estiveram presentes representantes da FUNASA com uma Unidade de Monitoramento e Controle da Qualidade da Água.

O primeiro tema "Cisterna-Aproveitamento de Água" teve como palestrante o Sr. Mauricio Klauck- Técnico da EMATER, que falou sobre a importância da água em nosso meio, de como consumí-la de maneira moderada e consciente, bem como apresentou o sistema de cisterna como pode ser feito e onde pode ser utilizada a água: uso doméstico, lavar calçadas, na suinocultura, avicultura, descarga de vasos sanitários, irrigação de hortas, dentre outros.

Já a segunda palestrante Sra. Fernanda Marros, Arquiteta da FUNASA- Fundação Nacional da Saúde que abordou o tema "Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário", fez um apanhado geral do surgimento do saneamento, bem como explicou a importância do saneamento no que se refere a saúde e qualidade de vida, bem como, explicou o funcionamento das redes de esgoto e da estação de tratamento.

Também na mesma oportunidade a Arquiteta Liamara Pasinato, do setor de engenharia da Prefeitura Municipal, explanou sobre ações desenvolvidas no município, tais como: a realização do Plano Municipal de Saneamento, obra de redes de esgoto e estação de tratamento que é modelo no estado do RS, as obras de reforma e banheiros novos, todas com intuito de garantir melhor qualidade de vida da população.

Após o ciclo de palestras foram distribuídas mudas de árvores nativas aos presentes.

Exposição Itinerante da FUNASA Unidade de Monitoramento e Controle da Qualidade da Água FUNASA Representante do Setor de Engenharia e Secretaria Municipal do Meio-Ambiente Sr. Mauricio Klauck- Técnico da EMATER Público Presente Palestrante Fernanda Marros- Arquiteta da FUNASA Arquiteta Liamara Pasinato- Prefeitura Municipal de Alto Alegre Prefeito Hélio Secretário Municipal do Meio-Ambiente Ancelmo Hefler