Prevenção Contra Câncer Bucal

Publicada em Sexta-Feira, 07 de Junho de 2013.

Durante todo dia, desta sexta-feira, ações de prevenção, como exames preventivos ao câncer bucal, instruções sobre higiene e orientação quanto aos fatores de risco no consumo de álcool, cigarro e exposição solar, estão sendo realizados no posto de saúde. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde, e corresponde ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. A Data é oficializada pelo Estado e tem por meta, instituir uma ampla campanha anual para prevenir a doença.

O câncer de boca no RS já ocupa o sétimo lugar no País em número de casos diagnosticados e alcança a quinta posição entre os tipos de câncer de maior incidência. Em função dos danos que provoca, limita a qualidade de vida do indivíduo, provocando dificuldade para falar, para se alimentar e conviver e é de mortalidade elevada. Os dados, além de assustadores, são também desconhecidos da maioria da população.

O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal é resultado da Lei 12.535/06. Desde então, são realizadas, anualmente, ações preventivas por todo o Estado.

Exame Preventivo

« Voltar