Olimpíadas de Língua Portuguesa tem classificados

Publicada em Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2014.

Encerrou dia 12 de setembro o prazo para envio dos textos das escolas para a Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro, edição 2014, com o tema: "O lugar onde vivo".

Alunos da EMEF Princesa Isabel e EEEB Barão Homem de Melo participaram do concurso. Nas escolas foram selecionados textos pela Comissão Julgadora Escolar e após encaminhados para a Comissão Julgadora Municipal. A seguir os textos classificados pela Comissão Municipal que seguem para Comissão Julgadora Estadual em 4 categorias.

Categoria POEMA:
Título: Um pedacinho de mim
Aluna: Joniana Aparecida Nunes Florêncio
Escola: EMEF Princesa Isabel

Categoria MEMÓRIAS LITERÁRIAS:
Título: Memórias do passado
Aluno: Dieison Lorenzi Dressler
Escola: EMEF Princesa Isabel

Categoria CRONICA:
Título: Minha cidade é igual as outras?
Aluna: Ana Paula Orsolin Batistti
Escola: EEEB Barão Homem de Melo
Professora: Lisiane Inês Cossul Morgan

Categoria ARTIGO DE OPINIÃO:
Título: Permanecer no município: Sim ou não?
Aluno: Guilherme Kuhn Dalberto
Escola: EEEB Barão Homem de Melo
Professora: Lisiane Inês Cossul Morgan

Segue textos selecionados:

Título: Permanecer no município: sim ou não?
O município onde vivo é um lugar típico de cidade de interior, com uma população de apenas 1848 habitantes. A população no município é na maioria de origem italiana e alemã, caracterizada numa cultura forte de origem e tradições. Uma cidade pequena em tamanho, mas grande em virtudes e qualidades, porém deixa a desejar em alguns sentidos, pois muitos jovens abandonam a mesma por falta de perspectivas para permanecer.
Em nosso município a base da economia é a agricultura. A maioria das pessoas vivem de recursos provenientes do meio agrário, onde o soja e a produção de leite são o forte. A cidade possui pouca opção de empregos, tendo apenas como referência a prefeitura, a escola, a cooperativa, fábrica de laticínios, metalúrgica e olaria como opção de empregabilidade.
A maioria dos jovens não querem permanecer no interior, buscando alternativas em cursos superiores e, na maioria das vezes, não voltam mais ao município, permanecendo em centros maiores onde atuam na profissão de formação.
A nossa cidade é isolada das demais cidades vizinhas. As redes e os fluxos existentes não permitem uma alavanca em seu crescimento. Isso acontece pelo difícil acesso de rodovia ou até mesmo pelas pessoas que aqui vivem se acomodarem pelo fato de morarmos numa cidade calma, tranquila onde não existem casos mais graves de violência.
Para nossa cidade oferecer mais opções e perspectivas para o jovem permanecer no município, deverá ter uma mudança radical em todos os sentidos. Não basta apenas a vontade política dos administradores, e sim a vontade de cada cidadão que aqui vive dar o melhor de si para fazer o nosso município crescer forte em cultura, união e economia.
Autor: Guilherme Kuhn Dalberto – EEEB Barão Homem de Melo
Professora: Lisiani Inês Cossul Morgan
Categoria: Artigo de opinião

Título: Minha cidade é igual às outras?
Dizem que cidades pequenas são todas iguais. Eu discordo. Penso que são diferentes pelo fato de nenhuma abrigar as mesmas pessoas. Você pode dizer "Ah, mas toda cidade pequena tem isso, isso e aquilo". Tudo bem, respeito sua opinião. Mas, toda cidade pequena é igual a outra?
Os habitantes de Alto Alegre estão, vagarosamente, diferenciando esta "cidadezinha" das outras. Sempre buscando o melhor, cada pessoa que aqui vive, provavelmente, está fazendo sua parte. E, fazendo a minha parte, sei que algo vai mudar. Acredito que o princípio de um desenvolvimento chegou no lugar onde vivo, pois quem aqui reside também acredita nisso.
Junto com a chegada do desenvolvimento, vem os problemas. Problemas simples, mas problemas. Pois é leitor, os "lugares tranquilos" também tem os seus "dias de fúria".
Problemas que você já deve conhecer. Sexta-feira à noite, sábados e até domingos, algumas vezes, sem sossego. Problemas do tipo, por exemplo, um conflito pessoal entre duas pessoas, que vai envolvendo outros, e, assim, em cidade pequena a maioria das pessoas fica sabendo.
O lugar onde vivo pode ter seus impasses, mas tem um povo muito acolhedor. Um povo sempre alegre e divertido. E isso faz a diferença.
Caro leitor, digo que sou eu, você, todos nós, que mudamos a realidade. Nós transformamos os lugares, para melhor ou para pior. Nós construímos o lugar onde vivemos.
Autor: Ana Paula Orsolin Batistti – EEEB Barão Homem de Melo
Professora: Lisiani Inês Cossul Morgan
Categoria: Crônica

Título: Memórias do passado
Nasci e me criei em Treze de Maio interior de Alto Alegre, antigamente Espumoso e antes ainda Soledade.
O lugar tinha bastante moradores. Casas feitas de madeira e a maioria sem pinturas, as tábuas eram areadas que chegavam a ser brancas.
Éramos em dez irmãos. Os mais velhos ajudavam a cuidar dos mais novos, à medida que crescíamos cada um ia ajudando nos serviços da roça que na época era tudo braçal. Plantar com arado puxado de boi ou cavalo, limpar as plantas com enxada, pois não existia veneno. Trabalhávamos muito, mas tirávamos tempo para brincar, estudar, passear, ir na igreja, catequese.
Brinquedos, era só o que fazia em casa, bonecas de pano, de sabugo de milho e casinhas feitas em baixo das árvores.
Quando iniciei na escola, tinha que escrever numa pedra, apagar e guardar o que aprendia na memória, até a chegada dos cadernos.
Passaram-se 65 anos e hoje tudo mecanizado, tudo mais fácil, gasta-se mais, mas tem mais conforto, desde água encanada, energia elétrica e até o transporte é difícil a família que não tem carro.
Agora é só relembrar o que vivi e passar para meus netos os bons ensinamentos recebidos no passado.
Autor: Dieison Lorenzi Dressler – EMEF Princesa Isabel
Categoria: Memórias Literárias

Título: Um pedacinho de mim

O lugar onde vivo