Professores em Formação Continuada

Atividade de Jogos Cooperativos

Publicada em Segunda-Feira, 22 de Julho de 2013.

Durante a semana os professores da Rede Municipal e Estadual estiveram reunidos para a Formação Continuada. Momento de repensar a prática pedagógica e ressignificar a educação através da ação-reflexo-ação e do aprofundamento teórico e prático.

No dia 15 de julho, dentro das ações do Programa A União Faz a Vida, o tema foi: "Jogos Cooperativos: Uma Escolha Possível” com a Professora da Unicruz: Vaneza Canduro Peranzoni, durante sua fala destacou a importância da escola adotar a prática cooperativa. "Estamos num mundo globalizado, capitalista, de consumo e por isso cabe a escola optar por trabalhar o lado competitivo ou cooperativo. Também ressaltou a importância de trabalhar com a criança o lúdico, o brinquedo. Através do jogo, do brincar podemos trabalhar conceitos, valores, socialização e a cooperação.

Dia 17 de julho durante todo o dia os professores participaram da Palestra com Psicóloga e Psicanalista Vívian Nolasco de Carazinho com o tema: " A Educação e a Construção da Alma”. Tema este que mexeu com o coração e a emoção dos participantes.

Vívian fez uma contextualização sobre o desenvolvimento da criança e a atuação dos professores e pais nestas fases.

Após assistir cenas do Filme "Como Estrelas na Terra”, foi possível fazer uma reflexão sobre o papel do professor na vida do aluno.

O Projeto Político Pedagógico foi outro assunto discutido e atualizado pelos professores das Escolas Municipais.

Professora Vaneza Canduro Peranzoni apresentou atividades Tema Abordado: “ A  Educação e a Construção da Alma”. Psicóloga e Psicanalista Vívian Nolasco de Carazinho