Festa de São João da Escola Municipal Princesa Isabel

Publicada em Segunda-Feira, 24 de Junho de 2024.

Nesta última sexta-feira, dia 21 de junho, aconteceu no município de Alto Alegre a Festa de São João da Escola Municipal Princesa Isabel, que foi um sucesso de público, valorizando assim as apresentações realizadas pelos alunos da Escola. A animação foi com a Banda 5 Frits motivando aos presentes a dançar e festejar por muitas horas. Além da comida típica que estava tudo muito delicioso. Foi um festejo daqueles pra lá de bom.
Mas vamos falar um pouco sobre essa tradicional festa, que chama muita atenção pela sua alegria! Afinal, qual a sua origem?
Bandeirinhas coloridas, fogueira, comidas e ritmos típicos caracterizam as festas juninas, uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. As comemorações atuais são marcadas por uma enorme mistura cultural, que agrega contribuições católicas europeias, negras e indígenas, assim como muitas expressões culturais brasileiras. Entretanto, a origem das festas pode ser traçada desde muito antes do Brasil sequer ser um país.
Comemorados tradicionalmente durante o mês de junho, por isso o nome "festas juninas", os festejos estão diretamente relacionados às festividades pagãs realizadas na Europa no solstício de verão, que ocorre em junho no Hemisfério Norte.
Quando o cristianismo começou a se consolidar na Europa, as comemorações foram incorporadas ao calendário festivo do catolicismo para homenagear santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Hoje, os dias de homenagem a esses santos ocorrem em 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.
Atualmente, a celebração é marcada pelo uso de vestimentas características, que podem incluir camisa xadrez, chapéu de palha e vestido de chita (tecido de algodão com estampas coloridas e vivas). Entre os estilos de música mais comuns e que compõem a tradicional quadrilha estão o sertanejo e o forró.
As comidas típicas ligadas às festas juninas, são à base de milho e amendoim. Entre as mais populares e típicas estão milho cozido, pamonha, pipoca, canjica, quentão, arroz doce, paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, entre outras.
Fonte:NationalGeographic https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil

« Voltar